Está encontrada a palavra do ano de 2020: Covid-19 (ou Coronavírus)!

Neste momento é indubitavelmente o tema de conversa mais recorrente, mais preocupante e aquele que suscita mais dúvidas aos portugueses. E para os viajantes é claramente o tema que os preocupa porque procuram respostas precisas para questões como: posso viajar em segurança? Quais os países que têm as fronteiras fechadas? Quais as medidas preventivas a adotar? Existe algum destino seguro?

Tendo estas questões em mente, a Orbita Viagens elaborou um Guia com a informação disponível até ao momento e que entende como útil para as dúvidas dos viajantes (em atualização permanente sempre que tal se justifique adequado).

Aconselhamos, no entanto, a que todos os clientes contactem a Orbita Viagens para esclarecimento de qualquer dúvida referente às consequências do atual estado provocado pelo estado pandémico do vírus Covid-19 no que toca às viagens já reservadas ou àquelas que pretendam efetuar.

A Orbita Viagens garante ajuda na negociação com os hotéis e companhias aéreas de forma a obter a alteração ou o reembolso da sua viagem, caso não a consiga realizar nas datas previstas.

Dispomos de várias soluções cuidadosamente estudadas para lhe garantir experiências de bem-estar e de relaxamento para atenuar os efeitos deste período menos bom. Contacte-nos para podermos aconselhar a melhor solução para as suas necessidades e expectativas.

Ainda posso viajar?

Tendo em conta que o vírus Covid-19 foi declarado como pandemia mundial pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a Orbita Viagens entende que as viagens são temporariamente desaconselhadas. A sua segurança está sempre em primeiro lugar na nossa atuação diária. Relembramos ainda que são já vários os países que têm restrição de fronteiras ou que impuseram quarentena obrigatória.

No entanto, para quem necessita ou optar por viajar neste contexto, aconselhamos o reforço das medidas preventivas, nomeadamente hábitos de higienização e distanciamento social.

Em caso de dúvidas adicionais, estamos sempre disponíveis para ajudar no planeamento e gestão das suas viagens. Não hesitem em contactar-nos.

E reservar viagens, posso?

SIM! Todos queremos acreditar que o surto epidémico irá ser controlado nos próximos meses e, como tal, nos próximos meses poderá viajar com toda a tranquilidade e em segurança. Assim, o nosso conselho é que marque já as suas viagens para épocas de grande procura como sendo o verão e o final do ano, garantindo o seu lugar, ao melhor preço.

Dispomos de várias soluções cuidadosamente estudadas para lhe garantir experiências de bem-estar e de relaxamento para atenuar os efeitos deste período menos bom) Contacte-nos para podermos aconselhar a melhor solução para as suas necessidades e expectativas.

Posso cancelar as minhas viagens? E como funcionam os reembolsos?

Na sua generalidade, mantêm-se todas as condições de alteração, cancelamento e dos seguros contratados através da Orbita Viagens, mas aconselhamos a que nos contactem para podermos ver o seu caso em particular e assim podemos informar de uma forma assertiva e transparente.

Estamos também sempre disponíveis para ajudar e aconselhar quanto à possibilidade de alteração ou reembolso da sua viagem contratada para os destinos para os quais a recomendação é aquela de não viajar e referenciados pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), mediante as políticas de cancelamento e alterações aplicadas pelos nossos fornecedores e parceiros.

O meu seguro de viagem protege-me nestas situações?

Tal dependerá das condições contratualizadas pelo que aconselhamos que se informe junto da sua seguradora. Em casos de transportes e alojamentos, normalmente o seguro deve cobrir apenas se as reservas foram efetuadas antes do aviso de constrangimentos ou restrições do país de destino em questão, e se por essa altura já tivesses adquirido igualmente o teu seguro de viagem.

Sugestões essenciais para que possa continuar a viajar em segurança

A situação em que vivemos atualmente poderá alterar por completo a forma como iremos viajar nos próximos tempos e os comportamentos a adotar no planeamento e na preparação das nossas viagens. Partilhamos consigo algumas sugestões recolhidas junto da nossa equipa e que visam ajudá-lo/a na sua viagem.

1. Apoie-se numa agência de viagens para que esta possa ajudar a superar as adversidades que possam surgir.

2. Tente perceber a veracidade e a qualidade da informação que o rodeia – nestes casos existe uma tendência para exagerar a verdade, pelo que opte por entender qual o verdadeiro estado da situação.

3. Prepare um plano rigoroso dos lugares que pretende visitar.

4. Tenha acesso aos contactos de emergência do país que vai visitar, bem como as moradas das embaixadas ou consulados.

5. Opte por um bom seguro de viagem – aconselhe-se connosco para se informar das limitações em situações destas e para tratar da melhor opção de seguro adequada à sua viagem.

6. Agende uma consulta do viajante, de preferência para 4 a 6 semanas antes de viajar.

7. Evite permanecer muito tempo em locais com grande densidade ou passagem de pessoas.

8. Opte por voos diretos para evitar as escalas em outros aeroportos.

9. Opte por hotéis fora dos grandes centros ou mais pequenos.

10. No caso de visitar museus, prefira os horários da manhã para usufruir de um espaço mais liberto e mais limpo.

11. Escolha destinos que privilegiem o ar livre: praias, parques naturais e jardins.

12. Opte por deslocações em transfers ou em viatura de aluguer para evitar os aglomerados dos transportes públicos.

E ainda, consulte as seguintes fontes de informação verdadeiramente úteis para qualquer viajante neste momento:

• CDC (Centre of Disease Control and Prevention)
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/travelers/index.html
- informações atualizadas para viajantes

• Consulta do Viajante
https://www.consultadoviajante.com/viajantes.html
- ver "coronavírus"

• DGS (Direção Geral de Saúde)
www.dgs.pt/corona-virus
- para informação aos utentes no território nacional

• Registo do Viajante (Ministério dos Negócios Estrangeiros)
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante
- recomenda-se a todos os que vão viajar, que façam o registo antes da viagem. Também podem optar por instalar a aplicação no telemóvel

• Conselhos ao Viajante (Ministério dos Negócios Estrangeiros): https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes

• European Centre for Disease Prevention and Control
https://www.ecdc.europa.eu/en/novel-coronavirus-china
- informações atualizadas sobre o COVID-19, especifico para a Europa

• IATA (International Air Transport Association)
https://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news.htm
- Informação atualizada sobre as restrições de entrada e saída de cada país (ver "coronavírus update")

• John Hopkins CSSE
https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6
- mapa com a distribuição dos casos COVID-19 atualizado ao minuto

• WHO (Organização Mundial de Saúde)
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
- para informações e recomendações oficiais ao nível mundial

O que deve fazer para se proteger

Nesta matéria, a Direção Geral de Saúde (DGS) publicou um vídeo que ajuda bastante, que podem ver aqui: https://youtu.be/MJmWJyWywIU

Em termos muito resumidos:

Lavar as mãos: neste momento, a medida mais eficaz para impedir o contágio ou evitar a sua propagação. A lavagem das mãos deve ser efetuada com frequência com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos; no caso de não ser possível lavar as mãos, deverá usar um desinfetante à base de álcool.Evitar o contacto direto com pessoas doentes, cumprindo a distância de segurança de 1m.Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com mãos não lavadas; se tem por hábito tocar muitas vezes no rosto - comichão, espirro, tosse, tique nervoso - deve ter ainda mais atenção.Máscara: sim ou não? A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o falso sentido de segurança que o uso da máscara possa criar. Mas, se apresentar sintomas, aí, sim, com o intuito de não contagiar terceiros, o uso da máscara é altamente recomendado.

Algumas notas finais:

Neste momento (sempre em atualização), existem condicionalismos para os passageiros que tenham estado recentemente em alguns países e/ou regiões de Itália, Irão, Singapura, Coreia do Sul e China.Foi anunciada a suspensão a partir das 24h de hoje de todos os voos internacionais para e da União EuropeiaSe no regresso da sua viagem (independentemente do destino onde esteve) apresentar sintomas como febre, tosse ou dificuldades respiratórias não se desloque aos serviços de saúde e contacte antes a linha SNS24 - 808 24 24 24.É aconselhável registar a sua viagem na app Registo de Viagem, que permite com maior eficiência à organização governamental recolher dados úteis e melhorar as suas informações aos viajantes.

E ainda por último....

Para uma decisão esclarecida recomendamos a visualização do vídeo publicado pela OMS em https://youtu.be/3MkRE2rG4Ok para melhor compreensão do que é o COVID-19.

E lembre-se, se viajar estaremos sempre cá para o/a apoiar e aconselhar porque, na Orbita Viagens, a sua segurança e o seu bem-estar são o verdadeiro significado da nossa assinatura: It's a Go!


voltar
Subscreva Hoje

Obtenha ofertas

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor.